A Prefeitura Municipal da cidade de Bueno Brandão, divulgou em suas redes sociais na data da segunda-feira, dia 20 de maio que foi localizado na área rural do município um macaco morto e após exames, contaminado a sua contaminação pela Febre Amarela. 2t1h23
Devido a esse fato, nos dias 22, 23 e 24 a Sala de Vacinas da UBS da cidade, estará com seu horário de funcionamento estendido, das 07h às 19h.
No dia 25, sábado, a Sala de Vacinas funcionará das 08h às 12h, ampliando a oportunidade para todos colocarem seus cartões de vacina em dia, principalmente a vacina contra a Febre Amarela, visto que ela também é transmitida a humanos através da picada do mosquito Haemagogus e Sabethes.
A cidade de Monte Sião, fará também o dia "D" de vacinação contra a Febre Amarela, no próximo sábado, dia 25 de maio, das 8h às 15h.
A Secretaria de Saúde solicita a toda população que receba bem os profissionais de saúde em suas residências, pois a prevenção é o melhor remédio!
O que é a3u5x
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.
Transmissão 6v18r
O vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A doença não é ada de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.
Há dois diferentes ciclos epidemiológicos de transmissão, o silvestre e o urbano. Mas a doença tem as mesmas características sob o ponto de vista etiológico, clínico, imunológico e fisiopatológico. No ciclo silvestre da febre amarela, os primatas não humanos (macacos) são os principais hospedeiros e amplificadores do vírus e os vetores são mosquitos com hábitos estritamente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes na América Latina. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados.
Comentários: 3c4f3m