A Kenda Open Cup MTB, uma das principais maratonas de mountain bike raiz do Brasil, teve sua abertura em um dos cenários muito procurados pelos amantes da natureza que são as montanhas e vales do eixo São Paulo-Minas Gerais, em Socorro/SP. p1u2n
O evento teve início no dia 05 de março, e terá suas próximas etapas nos dias 21 de maio, 06 de agosto e 08 de outubro. A finalização será com a ultramaratona Kenda Stages, que acontece entre 03 e 05 de novembro.
A edição 2023 reuni mais de 4 mil atletas profissionais e amadores que disputam em três modalidades: a Turismo, com 30 km; a Sport, com 50 km; e a Pro, com 60 km. Junto às competições esportivas, acontece o festival Kenda Experience, que reúne food trucks, tendas de patrocinadores, fisioterapia, massagens e serviços como lava bike, local para guardar as bicicletas em segurança, mecânicos, expositores de marcas e órios para o ciclismo, shows e palestras.
Etapa de Socorro
A largada do Kenda Open Cup MTB aconteceu no Parque João Orlandi Pagliusi. O percurso seguiu até a Pedra da Bela Vista, ando pelo bairro do Serrote, local muito frequentado por ciclistas da região, e o trajeto mais desafiador foi a trilha do Ecopark.
Os 5 melhores colocados de cada modalidade feminina e masculina – ganharam troféus, medalhas e mais de 80 mil reais em prêmios distribuídos entre os campeões de cada modalidade.
Sobre o Kenda Open Cup MTB
A Open Cup MTB, como sugere o nome, é realmente “aberta” a todos e todas, profissionais e amadores. A prova tem a preocupação de dar visibilidade às atletas mulheres e também traz um minicircuito para garantir a diversão das crianças e poder reunir, assim, toda a família.
A Kenda Open Cup MTB é uma das únicas competições nacionais que dividem as categorias femininas nas mesmas regras das categorias masculinas, ou seja, com intervalos de 5 em 5 anos, valorizando as atletas mulheres e o respeito à equidade de gênero.
“O DNA da prova é ser raiz, o prazer em resgatar o verdadeiro mountain bike, com natureza, estradões e, é claro, muita trilha. E ser mesmo ‘open cup’, democrática, aberta a todos, de diferentes idades, desde crianças até senhoras e senhores de 71 anos, como tivemos na última edição.
Entendemos que o pódio é importante para promover justiça entre os participantes e incentivar o esporte. Por isso, ampliamos categorias e até incorporamos novas tecnologias, como e-bike (bicicleta híbrida) e bike gravel (ciclismo de cascalho)”, destaca o empresário Nathan Morais, ciclista e criador da Kenda Open Cup MTB.
Outra marca é a preocupação com a inclusão, como a categoria PcD (Pessoa com Deficiência).
O evento aposta ainda em ações de responsabilidade social, com a arrecadação de alimentos, e compra de mudas nativas para serem reflorestadas na área rural dos municípios por onde a.
Comentários: 3c4f3m